Vídeos Promocionais e Cinema

A equipe que faz a produção dos vídeos promocionais de Lost e Heroes é sensacional. É incrível como muitas vezes o promo é melhor que o episódio. E é interessante que a técnica não é muito usada no Brasil, quando se trata de séries ou até mesmo de novelas. Não é um costume a TV brasileira (ou o cinema) fazer uma super-produção de um vídeo promocional de algum seriado. Mas também há de se considerar que as séries e as novelas brasileiras usam um estilo de produção diferente dos seriados norte-americanos. Os gringos utilizam muito a estética cinematográfica massiva, típica de Hollywood. Já os tupiniquins tem um estilo próprio de fazer novela, seriado e até filmes.

Os americanos, na minha opinião, ganham no quesito promoção. Tanto os thraillers quanto os vídeos promocionais são de uma qualidade altissíma. Eu cansei de ver filmes por causa da sua propaganda e depois me decepcionar com que eu vi na tela. O "estilo" brasileiro perde na publicidade, mas ganha na qualidade. Os filmes e os seriados nacionais são, na maioria das vezes, muito ricos. E sempre foram assim, menos naquele meio tempo da pornochanchada. A história do cinema brasileiro, sobretudo no início do século, é recheada de filmes de alta qualidade. Depois veio a derrocada e o cinema começou a voltar de novo, com força total.

É interessante que a diferença primordial entre o cinema hollywoodiano e o tupiniquim é que os gringos são mais lúdicos no seu fazer cinema. Adoram efeitos especiais, finais felizes e abusam daquela ação de tira o fôlego, mas que de realidade não tem nada. O brasileiro prefere as comédias e os dramas, situações menos fictícias com um cunho social forte. Os atores brasileiros transpiram isso, essa dramocomédia que também é uma característica do povo brasileiro, tão divertido, mas também tão sofrido. O povo norte-americano é mais lúdico, gosta de ação e daquele amor burguês para sempre. Isso também é observado nas séries.

É legal notar essas diferenças de produção no Brasil e nos EUA e os seus pontos negativos e positivos.

Para quem quiser ver o promo que inspirou esse post, só dar um play abaixo.



Tinha colocado o vídeo errado, atualizado às 20h50min

Comments

Popular posts from this blog

BERE é adiado novamente

O Mass Media e os valores culturais do mundo globalizado